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IDENTIDADE VISUAL

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O que é identidade visual?

identidade visual é uma construção de vários elementos gráficos e visuais responsáveis por criar uma atmosfera a respeito de quem é a empresa, quais são seus valores e até mesmo como ela vê o mundo e a sociedade.

Não ficou claro o conceito? Então tente imaginar as seguintes situações: “Nossa, sempre que eu vejo alguém de vestido de bolinhas eu me lembro da Maria. É sua marca registrada!” ou “Caramba, como a Paula entende sobre filmes. Não assisto a uma premiação sem lembrar dela!”.

Pense em si mesmo por um minuto: de todas as suas características (sejam elas físicas ou não), existem as suas favoritas, que saltam aos olhos dos outros e te fazem, de alguma forma, ser lembrado.

Até mesmo aquelas que não são favoritas ou fazem parte do conjunto que forma a personalidade importam: você tem um nome e uma imagem só sua que o diferencia dos demais.

Para que uma marca seja reconhecida positivamente e, como consequência, tenha sucesso em seu nicho de atuação, é preciso  definir e destacar suas melhores qualidades  a fim de deixar-la única e interessante.

Dessa forma, a marca  reconhecida  nos momentos de compra e recuperação de decisão como um todo.

O conjunto de aspectos que forma uma identidade visual vai muito além de um cartão de visita para atrair possíveis clientes de forma esteticamente superficial: pense nela como basicamente a “personalidade” de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo.

Por isso, quanto melhor, mais caprichada e compreensível para uma estratégia, mais espaço a marca ganha no dia a dia do consumidor. Existem empresas que trabalham sua  identidade visual tão bem ao ponto de serem reconhecidas apenas por suas cores!

Pense em si mesmo por um minuto: de todas as suas características (sejam elas físicas ou não), existem as suas favoritas, que saltam aos olhos dos outros e te fazem, de alguma forma, ser lembrado.

Até mesmo aquelas que não são favoritas ou fazem parte do conjunto que forma a personalidade importam: você tem um nome e uma imagem só sua que o diferencia dos demais.

Para que uma marca seja reconhecida positivamente e, como consequência, tenha sucesso em seu nicho de atuação, é preciso  definir e destacar suas melhores qualidades  a fim de deixar-la única e interessante.

Dessa forma, a marca  reconhecida  nos momentos de compra e recuperação de decisão como um todo.

O conjunto de aspectos que forma uma identidade visual vai muito além de um cartão de visita para atrair possíveis clientes de forma esteticamente superficial: pense nela como basicamente a “personalidade” de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo.

Por isso, quanto melhor, mais caprichada e compreensível para uma estratégia, mais espaço a marca ganha no dia a dia do consumidor. Existem empresas que trabalham sua  identidade visual tão bem ao ponto de serem reconhecidas apenas por suas cores!

Pense em si mesmo por um minuto: de todas as suas características (sejam elas físicas ou não), existem as suas favoritas, que saltam aos olhos dos outros e te fazem, de alguma forma, ser lembrado.

Até mesmo aquelas que não são favoritas ou fazem parte do conjunto que forma a personalidade importam: você tem um nome e uma imagem só sua que o diferencia dos demais.

Para que uma marca seja reconhecida positivamente e, como consequência, tenha sucesso em seu nicho de atuação, é preciso  definir e destacar suas melhores qualidades  a fim de deixar-la única e interessante.

Dessa forma, a marca  reconhecida  nos momentos de compra e recuperação de decisão como um todo.

O conjunto de aspectos que forma uma identidade visual vai muito além de um cartão de visita para atrair possíveis clientes de forma esteticamente superficial: pense nela como basicamente a “personalidade” de uma empresa sintetizada e exposta ao mundo.

Por isso, quanto melhor, mais caprichada e compreensível para uma estratégia, mais espaço a marca ganha no dia a dia do consumidor. Existem empresas que trabalham sua  identidade visual tão bem ao ponto de serem reconhecidas apenas por suas cores!

Alguns dos principais elementos que compõem o desenvolvimento de uma identidade visual são a  logomarca, tipografia, paleta de núcleos, materiais de divulgação (folhetos, cartazes e outdoors, por exemplo) e, mais recentemente, elementos das redes sociais como imagens dos posts, avatar ea capa.

Qual sua importância para uma marca?

Fundo vermelho com a logomarca branca, uma bolinha vermelha ao lado de uma amarelo-alaranjada, a letra M amarela aplicada sob um fundo vermelho.

Se você pensou na Coca-Cola, MasterCard e McDonalds sem muita dificuldade, acabou de provar que o reforço e investimento em uma boa identidade visual são belíssimas estratégias para reconhecimento de marca.

Se não, tenho certeza que o faria com extrema facilidade ao ver as imagens em algum lugar por aí.

Prova disso foi a recente ação da MasterCard: depois de décadas assinando o próprio nome na logomarca, os dois círculos serão os principais — e únicos, na maioria dos casos — componentes presentes.

A ação de retirar o nome da logomarca foi uma estratégia adotada após perceber que a identidade visual era capaz de promover uma taxa de reconhecimento que chegava aos 80%. Ou seja: não era mais preciso reforçar quem era MasterCard, as pessoas já sabiam só de bater o olho no grafismo.

É importante trabalhar com a identidade visual por vários motivos, mas um dos principais é que, com ela, é possível definir de forma visual, prática e “a primeira vista” quem é a empresa.

Imagine se o McDonalds não tivesse logomarca ou uma paleta de cores definida? Ele, provavelmente, se perderia em meio aos outros estabelecimentos de Fast Food lá no início, perdendo a oportunidade de se destacar e ganhar o coração (e o estômago) de pessoas ao redor de todo o mundo.

Conforme ressaltamos, ninguém existe sem identidade, e o mesmo funciona para marcas.

A identidade visual leva ao reconhecimento e valor de uma marca: quanto maior é a presença dos elementos na vida de alguém, maior será a sensação de proximidade e até mesmo necessidade em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Com o tempo, aquela identidade ganhará um espacinho guardado no cérebro do consumidor, transformando o processo de escolha (favorável à marca) em algo praticamente automático.

Pense nas marcas nas quais você compra sem pensar duas vezes. Elas, muito provavelmente, trabalharam durante anos de forma extremamente pesada na construção de uma boa e eficiente identidade visual.

De forma subjetiva, a identidade visual é responsável por gerar forte sentimento de identificação, confiança, pertencimento e engajamento em relação à marcas. Quer jeito melhor de crescer e gerar vendas?

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